CARREIRAS MILITARES: COMO FUNCIONAM

Tem interesse em ser Militar? Preparamos uma super matéria descrevendo cada detalhe dessa carreira. Descubra o que você precisa fazer e as principais formações que permitem ingressar e ser um verdadeiro militar!

O que são Carreiras Militares

Inicialmente, precisamos definir o que vem a ser um Militar.

Militar, basicamente, é o um integrante de uma organização autorizada a usar a força. Essas organizações são denominadas as Forças Armadas e estão divididas como ExércitoMarinha e Aeronáutica. Elas são fundamentais para a manutenção da segurança, ordem e soberania do nosso país, agindo em situações de Guerra ou, ainda, em missões especiais.

Dessa forma, podemos concluir que Carreira Militar é todo tipo de carreira dentro das Forças Armadas. Além das três citadas acima, que são chamadas de “armas”, temos também a possibilidade de carreira como policial militar. Para cada uma delas há determinados pré-requisitos para o ingresso, como idade mínima, conclusão do Ensino Médio ou até mesmo curso superior em determinada área (Engenharia, Administração, Medicina, Enfermagem, Contabilidade, etc.).

A carreira militar é vista atualmente como uma área promissora, em razão da estabilidade que ela oferece e por ter ótimas remunerações salariais, com planos de carreira e possibilidade de ascensão profissional. De acordo com o crescimento na carreira, o profissional tem seus salários aumentados e, além disso, quando ele se aposenta (fato conhecido também como ir para a reserva) os valores de seus rendimentos são pagos integralmente.

Como ingressar nas Carreiras Militares

Após a conclusão do Ensino Médio, o estudante poderá ingressar nas Academias de Formação de Oficiais, conhecidas também como Escolas Preparatórias. Atualmente, temos como referências nesse seguimento as instituições que estão ligadas às Forças Armadas, sendo, consequentemente, mantidas por elas.

As escolas realizam processos seletivos para o ingresso de novos alunos, na maioria das vezes, anualmente. Os certames são constituídos por provas com questões objetivas, exame de saúde e teste de aptidão física. Algumas dessas academias oferecem ajuda de custo ao estudante e funcionam no sistema de internato, onde ele pode morar durante a realização do curso.

Principais instituições militares

As principais escolas ligadas às forças armadas são: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Escola de Sargentos das Armas (EsSa), que são do Exército; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), Academia da Força Aérea (AFA), que são da Aeronáutica; e Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), pertencente a Marinha. Falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas instituições, separadamente, em notícias posteriores.

As vagas nesses centros são bastante disputadas por serem bem conceituadas. Além de terem ensino reforçado e de qualidade, os alunos dessas escolas têm uma preparação específica voltada para a prática esportiva, tendo em vista que a carreira militar exige boa educação e um corpo saudável. Os cursos possuem, geralmente, duração de três anos.

Ficou interessado em ingressar nessa carreira? Entre em contato conosco!

 

CLIQUE AQUI!


Acompanhe notícias, dicas e muitos outros conteúdos, de forma gratuita, através do nosso canal no YouTube.

 

CLIQUE AQUI!

Compartilhar:

Tags: Blog, Notícias

Luis Cesar Felipe