CONCURSO MP CE: DICAS PARA ADMINISTRAÇÃO

Meu amigo concurseiro, tudo bem?

Retorno ao blog do nosso Objetivo Concursos para te deixar mais uma dica com foco no concurso do MPCE, falando um pouco mais sobre nossa Administração! Para não ficar com muita enrolação (quem gosta de enrolar é menino com pião na mão), já chego colocando que a Administração Pública e Privada, em um sentido mais geral, tem muitas semelhanças, já que ambas partem de uma mesma teoria administrativa em geral, sendo que cada vez mais a Adm. Pública busca se profissionalizar, aderindo ao uso de ferramentas consagradas pela Administração geral. Augustinho Paludo (2016) escreve o seguinte parágrafo, importante para clarear seus estudos:

“A Administração quanto ao gênero é igual, mas a Administração Pública diferencia-se da Administração Privada com relação à espécie. Nas comparações entre a Administração Pública e a Administração Privada certamente existem mais convergências do que diferenças. Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle (Nosso PODC, em todos os lugares), assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados. A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc. Tanto a Administração Pública quanto a Privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Por fim, tanto a administração pública como a privada terão dificuldades na utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias modernas, na realização de mudanças e na implementação das decisões e ações necessárias ao alcance dos objetivos.”

Desse parágrafo você percebe que, de certa forma, há uma interseção forte entre essas duas espécies de Administração, de modo que muitas coisas que você consegue estudar na Administração Geral, você também encontra na Pública. Na gestão de Projetos, por exemplo, acontece a mesma situação: A diferença é que na Adm. Pública, deve ser observada até onde a lei permite o gestor atuar, em relação a todos os aspectos pertinentes ao PMBoK.

Mas, voltando ao nosso tema de hoje, diferenças e convergências são cobradas em concursos, e algumas dessas convergências você pode ver agora:

     Têm objetivos a serem alcançados;

     Para alcançar tais objetivos, estruturam-se e realizam um certo conjunto de atividades;

     Para executar estas atividades, mobilizam uma determinada quantidade de recursos (humanos, materiais, tecnológicos, financeiros etc.);

     Usam o planejamento e a gestão estratégica;

     Buscam avanços tecnológicos visando ao acesso facilitado a serviços;

     Eficiência – usar os recursos adequadamente. O princípio da Eficiência, incluído na Constituição Federal em 1998, é resultado da incorporação, pelo Estado, de técnicas de administração privada.

     Eficácia – alcançar objetivos – resultados;

     Efetividade – atender às expectativas e necessidades dos stakeholders (partes interessadas em determinado produto/serviço). Mudar a realidade.

A nossa teoria ainda reforça tudo isso afirmando que “as principais convergências entre gestão pública e privada ocorrem na área meio, ou seja, na forma como empresas e instituições públicas se organizam e agem para alcançar seus objetivos”. Lembrando sempre que para a Adm. Pública, os princípios presentes na constituição de 88 são aplicáveis de maneira integral, são inter-relacionados e possuem exceções.

No mais, é válido destacar também a forma que você estuda Administração. Ganhando preciosos tempos com assuntos similares entre as grandes áreas, você abre caminho para mais estudos de outras disciplinas – afinal, não cai somente Adm. no concurso!

 

E aí, gostou da dica de hoje?

Vai que esse assunto cai na prova e você já leu e aprendeu tudo com o prof. Egberto, hein?

Não esquece de me seguir no instagram:

@admegberto

Todo dia com dicas para você!

Um forte abraço e até a próxima!

 

Quer ter aulas com as melhores dicas e os melhores professores? A sua chance chegou. Iremos lhe ajudar a alcançar esse Objetivo!

 

CURSO ONLINE GRATUITO - MPCE

 

CLIQUE AQUI!

 

CURSO ONLINE COMPLETO - MPCE

 

CLIQUE AQUI!

 

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES- MPCE

 

CLIQUE AQUI!

Compartilhar:

Tags: Blog, Notícias

Luis Cesar Felipe