CONCURSO MPCE: DICAS PARA ADMINISTRAÇÃO

Meu amigo concurseiro, tudo bem?

Mais uma vez estou no blog do Objetivo para te mandar mais uma dica com foco especial no concurso do MPCE! Dessa vez, vou te apresentar alguns conceitos importantes para um tópico que a CESPE fez questão de escrever no edital: BALANCED SCORECARDS (BSC)!

O básico que você deve saber é que ele é composto por quatro perspectivas:

a. Finanças: para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

b. Clientes: para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem, etc.

c. Processos internos: para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

d. Aprendizagem/crescimento organizacional: para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas quanto a suas capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

Chiavenato esquematiza as quatro perspectivas dessa maneira:

Mas, além dessa visão padrão do BSC, feito originalmente para o setor privado, é válido que o concurseiro lembre-se que a Administração Pública quer cada vez mais se “profissionalizar”, trazendo para si elementos e ferramentas da Administração de Empresas, de maneira adaptada para sua realidade.

Assim, sua estrutura básica deve ser modificada para que as organizações do setor público o utilizem com totais vantagens. A gestão pública é revestida pelo formalismo legal por envolver gestão de bens e interesses da coletividade. Enquanto o setor privado obedece à racionalidade gerencial, o setor público é desafiado a conciliar obrigatoriamente a racionalidade gerencial com racionalidade jurídica.

Para Alecian (2001) conciliar essas duas lógicas peculiares: a eficácia das ações gerenciais com a regulação procedimental-legal característica da racionalidade jurídica constitui a complexidade da gestão do setor público.

Diferentemente da gestão privada, a pública visa prestar serviços à coletividade priorizando os problemas que geram maiores expectativas além de zelar pelos bens e interesses coletivos. O uso do BSC ajustado estruturalmente pode significar benefício para as próprias repartições públicas, para a comunidade de um modo geral e particularmente para os usuários dos serviços públicos (NIVEN 2005).

Segundo Kaplan e Norton (2000) é comum à maioria das entidades governamentais enfrentarem dificuldades com a arquitetura original que destaca o lucro no topo da estrutura do balanced scorecard. Para se transformar em instrumento de gestão pública o BSC tem de ajustar sua estrutura fazendo destacar nela o cidadão como enfoque principal, como perspectiva de cliente.

 

Atentem-se às dicas! Uma delas pode constar na sua prova.

Espero que tenha contribuído com seu processo de aprendizado e incrementado ainda mais seus estudos! Não esqueça de me seguir no instagram: @admegberto

 

Um forte abraço e até a próxima!

Quer ter aulas com as melhores dicas e os melhores professores? A sua chance chegou. Iremos lhe ajudar a alcançar esse Objetivo!

 

CURSO ONLINE GRATUITO - MPCE

 

CLIQUE AQUI!

 

CURSO ONLINE COMPLETO - MPCE

 

CLIQUE AQUI!

 

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES- MPCE

 

CLIQUE AQUI!

 

Compartilhar:

Tags: Blog, Notícias

Luis Cesar Felipe